quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

GAMES NOS VIDEOCLIPES

Quando duas linguagens inovadoras nascidas da cultura pop se unem o resultado pode ser bem interessante. É o caso dos videoclipes que fazem uso ou referência à linguagem usada nos videogames. Seja por meio da pixel art que é quando a estética é toda trabalhada com o uso de pixels e remete aos games mais retrôs até o uso do 3D que pega carona nas gerações mais recentes de games, a união desses dois mundos é bem-vinda e nos dá resultados divertidíssimos e prazerosos. Agora deixemos de blablablá e vejamos alguns exemplos:

 Junior Senior - Move Your Feet



É quase poderia dizer que esse clipe é de autoajuda se autoajuda não fosse uma coisa tão baixa. Mas o bicho é explosivo de tanta felicidade, e eu o adoro. Sem fugir do tema do post, não dá pra dizer que o o vídeo não inspirou-se no mundo dos games. Joguem Rhythm Heaven do Nintendo DS pra vocês verem.


Goldfish - We Come Together



A banda Sul-Africana foi além. O videoclipe deles não só inspirou-se no mundo dos games como também faz referências bem explícitas a eles. Já abre com o nome da banda no melhor estilo Sega e aí tem Bust-a-Move, Pitfall, Pacman, GTA... 


Red Hot Chilli Peppers - Californication



Não sou fã de Red Hot Chilli Peppers, não os escuto e nem uma MP3zinha da banda eu tenho no meu disco rígido, mas o que dizer desse clipe, não? Um verdadeiro clássico. Quando assisti pela primeira vez a esse videoclipe fiquei me perguntando "Deus! Onde arrumo isso pra jogar?". O verdadeiro precursor do GTA em três dimensões.


Björk - Hyperballad



Björk, pra muitos a doidinha islandesa que berra aos quatro cantos do mundo, pra mim uma artista que pulsa música de todos os tipos e todas as origens. Neste clipe, Björk usa a estética dos games tridimensionais num breve momento, mas vale sua aparição aqui por, além da sua imagem, suas músicas também estarem bastante associadas ao mundo dos games e da tecnologia.


Architecture in Helsink - Do the Whirlwind



Architecture in Helsink e um exemplo de videoclipe que casa perfeitamente com a música. Personagens no melhor estilo oriental e SD (super deformed). Lembra o MMORPG Maple Story.


Super Furry Animals - Lazer Beam



Lazer Beam do Super Furry Animals que só pode ser visto no próprio YouTube inicia com uma logo que faz referência ao Super Nintendo e depois nos lembra os fliperamas com personagens bem semelhantes aos  da franquia Metal Slug.


Golden Shower - Video Computer System




Esse foi dica do caro Miguel Andrade, dono do excelente blog La Dolce Vita. O mais legal é que Golden Shower (que nome sacana, hein?) é um projeto totalmente brasileiro e que eu não conhecia. O videoclipe se foca quase que inteiramente a referências sobre os games do Atari, para alegria dos saudosistas, mas no meio de tudo rola até um Matrix. Detalhe que não só o vídeo como também a música é voltada pros amantes dos games.

Biting Elbows - Insane Office Scape



Por fim, confiram o resultado mais do que legal desse videoclipe da banda Biting Elbows. A referência é ao game Mirror's Edge que conta com visual deslumbrante e que se passa totalmente em primeira pessoa. Mesmo os que nunca experimentaram o jogo vão curtir o ponto de vista do vídeo, literalmente. 

Nenhum comentário: