segunda-feira, 16 de março de 2009

O fim


Há pessoas no mundo que só involuem. Fico pensando no tipo de gente que trabalha nos altos cargos das grandes gravadoras e quer engordar o cofrinho até não poder mais. Bem, acho que, de todas elas, algumas poucas que têm a consciência do mundo que as cerca e da época na qual vivem, devem ter vergonha de si mesmas, pelo menos um pouquinho, lá no fundo, escondida num carpete publicitário.

Continuar os mesmos métodos ultrapassados de trabalho e divulgação de seus artistas, é uma coisa. Outra, bem diferente e extremamente prejudicial é querer coibir os novos meios de se viver música, de compartilhar e absorver agilmente o que é imposto por nós e não pela mídia. Querer acabar com esse direito, já tão enraizado por quem cultiva o poder da livre expressão e da diversidade cultural, é ridículo.

Ridículo, feio, paspalhão... Adjetivos não faltam. Mas foi o que a APCM (Anti-pirataria cinema e música), fez com uma das comunidades mais populares e, talvez, a mais útil de todo o orkut, a Discografias. Sim, é o fim, não da música livre de impostos esdrúxulos (pois sempre haverá alguém resistindo a isso), mas de um indexador de artistas e mais artistas, dos mais variados, tudo organizado pelos próprios usuários, muitos fazendo sua parte, na medida do possível.

Quando entende-se por pirataria, a troca de arquivos multimídia, sejam eles arquivos de áudio, de vídeo etc., tenho esta qualificação como algo positivo. É o sinal de que um povo não se abate perante às grandes corporações e não vai se matar para comprar um CD original caríssimo, quando tem, às suas mãos, milhares de possibilidades que substituem plenamente a primeira.

Procurando um disco do Pixies para baixar e escutar na faculdade (as malditas aulas começam hoje). Deparei-me com isto:


Guardem de recordação.


2 comentários:

Bruna Rasmussen disse...

grazadeus já fizeram a discografias reloaded haha já conta com quase 6 mil membros.

Saudades de ti, meu menino :*

Igres Leandro disse...

Tentei achar essa e não encontrei.

Saudadezonas de você, dona Bruna!