sábado, 7 de março de 2009

No mundo da lua





"Alô! Alô! Alô! Alô! Planeta Terra chamando, planeta Terra chamando. Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva, falando diretamente do mundo da lua, onde tuuuuuudo pode acontecer..."

Este era o ponto ápice do programa
Mundo da Lua. Quando Lucas usava o gravador dado pelo seu avô para fugir do território adulto e imergir nas suas próprias fantasias, tudo se tornava mais divertido.

Não sabia nem me lembrava que o seriado também tinha ido ao ar como uma atração do
Xou da Xuxa. Eu, longe de me render à falta de opção e a todas essas apresentadoras infantis medonhas da época, sempre o acompanhei pela TV Cultura que, atualmente e infelizmente, não anda bem das pernas quando o assunto é produção infantil de qualidade.

Num período de tanta escassez criativa, ou, simplesmente, a entrega ao desejo voraz de fabricar atrações somente com o interesse de vender e vender,
Mundo da Lua fulgura como clássico, que tem a atenção dos fãs até hoje.

O programa era simples, sem maiores apelos, tinha uma narrativa leve e conseguia traçar exatamente o perfil da criança/pré-adolescente que vive essa fase imaginativa, onde tudo é possível, basta apenas um incentivo. Fazia isso de forma natural, sem tratar o telespectador, seja quem fosse, como um débil mental, como acontece comumente hoje. Não foi só a gente que cresceu, são os programas infantis de hoje que se tornaram imbecis mesmo.

Como se fosse Clark Kent quando entra na cabine telefônica, Lucas corria para o quarto para acionar o gravador velho que, em meio a luzes e estalos, o transportava para o mundo da Lua. Tornava-se uma espécie de super-herói para ele mesmo, às vezes, meio às avessas. Nesse mundo de fantasia, ganhavam vida as histórias mais improváveis.

Outra coisa legal era o elenco competente. Todo mundo fazia bem o seu papel. Tinha a divertida Rosa, a empregada que conversava com o rádio, os primos e amigos do Lucas que sempre iam visitá-lo com alguma novidade, os tios transbordando mimos, a irmã birrenta, o pai atarefado e o avô, responsável pelo gravador. Estes dois últimos, interpretados respectivamente por Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri, atores cedidos pela Rede Globo. E como o Guarnieri me passava aquela imagem do avô perfeito para se ter.


Os episódios ainda são exibidos, de segunda à domingo, pela TV Rá Tim Bum, às 23h30.


3 comentários:

Márcia ... disse...

Adorava os episódios dessa série, pena que ta passando tão tarde !!
Isso é que era programação infantil e de qualidade (não só infantil).
Parabéns pelo blog, vc escreve muito bem!!!

Igres Leandro disse...

Com certeza, Márcia. Os mais velhos podem assistir sem problema também. Obrigado pelo elogio.

Beijos!

iralemos disse...

Foi o melhor se não único programa que marccou de verdade pra mim, até hj e assisto. Acho que não é a tv cultura que não sabe mais fazer os programas ig, é que as crianças de hj em dia não pensa mais e nem a imaginação tão inocente quanto a nossa nesse tempo =/ infilezmente.
Aqui é sempre muito bom (y) ^^.
Beijos